Search
Close this search box.

Dezembro de 2018.


asu jersey fsu football jersey Iowa State Football Uniforms Florida state seminars jerseys micah parsons jersey custom football jerseys custom made football jerseys micah parsons jersey Florida state seminars jerseys 49ers jersey asu jersey Florida state seminars jerseys brock bowers jersey fsu football jersey detroit lions jersey

O processo de escolha da iluminação para uma empresa, pode muitas vezes ser intuitivo ou repetitivo em alguns casos e na medida em que se projeta mais, por causa de um histórico de soluções realizadas em diversos projetos. Essa memória faz parte da experiência adquirida pelo Light designer ao longo dos anos. Cabe ao profissional que irá desenvolver e executar o projeto luminotécnico ter sua percepção do cliente e suas necessidades fundamentadas em um histórico de projetos realizados anteriormente e que traduziram interesses similares. Este seria um banco de dados riquíssimo de informações que veremos ao longo deste artigo. A luz e seus efeitos geram resultados que vão além da estética e precisa ser estudada para se obter o resultado mais expressivo para uma empresa.

A identidade corporativa de uma empresa é o ponto de partida para o projeto de iluminação corporativo. O Design de Interiores Corporativo é um serviço que vai além de decorar um ambiente e torná-lo funcional de acordo com as tarefas executadas numa determinada empresa, a partir de móveis ergonômicos e paleta de cores que estimulem a criatividade e outros tantos métodos que são aplicados. É papel do Design de Interiores Corporativo fazer parte da FORMAÇÃO ESTRATÉGICA e da Identidade Corporativa da empresa. A Identidade corporativa de uma empresa é construída através do conceito de sua marca e de um leque de serviços oferecidos pela área do Design Gráfico, que projeta elementos visuais que evidenciam, singularizam e identificam de forma única uma empresa, por intermédio de um sistema de identidade visual (papelaria, placas, uniformes, iluminação, pontos de vendas, etc.). Vemos desta forma que o processo de construção da identidade de uma empresa é uma tarefa multidisciplinar.

Após o fechamento de um serviço de Projeto de Iluminação Corporativa, o Light Designer precisa do levantamento de algumas informações cruciais para o início do projeto luminotécnico que será realizado. Entre elas está o Manual de Identidade Corporativa ou Manual de Identidade Visual da empresa. Este será o documento que determinará a forma com que uma empresa deverá se apresentar e acolher seu público-alvo. É o ponto de partida do projeto luminotécnico.

Como exemplo sobre a importância da iluminação em locais de trabalho, temos a norma europeia EN 12.464 – Parte I – Iluminação de Ambientes de Trabalho Internos, que quando analisada, em março de 2003, desenvolveu revisões de projetos luminotécnicos (aplicações de iluminação artificial em ambientes externos e internos) e no desenvolvimento de novas tecnologias de iluminação e de controles. Segundo essa norma, a iluminação não deve ser focada apenas na exatidão visual, mas também deve considerar aspectos do conforto visual e conceitos de acessibilidade, com o objetivo de criar um ambiente agradável para todos os usuários”.

Projeto de Iluminação Corporativa | Portugal

Várias normas estão atreladas ao projeto luminotécnico, normas de ergonomia, iluminação de interiores e exteriores e além destas normas vem a capacidade do Light Designer em captar a essência da empresa e seus objetivos, que variam de acordo com o propósito de valor que aquela empresa possui em seu DNA.

O princípio de um projeto luminotécnico se divide em várias etapas conceituais que merecem a atenção do profissional de iluminação tais como: O projeto deve atender as necessidades e objetivos de uma empresa em termos de produtividade, performance e estímulo à criatividade; O projeto luminotécnico corporativo acompanha e valoriza a arquitetura corporativa; É projetada pensando-se em áreas de circulação, postos de trabalho com e sem computadores; Valoriza espaços de convivência e salas de espera; Traz resultados em relação ao aumento da produtividade e das vendas; se preocupa com a saúde no ambiente de trabalho; Destaca objetos decorativos como livros, esculturas e quadros com a utilização de lâmpadas refletoras (halógenas ou LEDs); Aproveita ao máximo a iluminação natural quando possível; Utiliza tecnologias de automação e controles para otimizar economia de energia e a vida útil dos equipamentos de iluminação; Calcula as quantidades exatas da Iluminância (lux) para cada ambiente de acordo com a ABNT 8995-1 que é uma norma que sugere os níveis de Iluminâncias dos ambientes internos.

E assim se inicia um projeto luminotécnico que além de muito conhecimento acerca de iluminação, não deve ser realizado por profissional não habilitado para o desenvolvimento deste tipo de projeto. As questões relativas ao tipo de equipamento, facilidade e velocidade de instalação, investimento para a aquisição dos equipamentos, o consumo de energia e custos com manutenção, são algumas das diversas variáveis envolvidas em um projeto luminotécnico. Geralmente os profissionais mais atuantes em projetos luminotécnicos são engenheiros e arquitetos, quando estes possuem especialização na área ou o designer de interiores e os especialistas em iluminação. No Brasil existem especializações na área da Iluminação, com foco em iluminação, ou seja, sem outra área inclusa no conteúdo da pós-graduação, a exemplo da Pós-Graduação em Master em Projetos de Iluminação do Instituto Jamile Tormann que está presente em vários Estados do Brasil.

Na hora de optar por um projeto de iluminação para sua empresa entre em contato com a WERK que é uma das empresas mais conceituadas em projetos luminotécnicos corporativos.

Robson Gomes | Designer Sênior WERK

Atendimento Online