Search
Close this search box.

Junho de 2020

Nos dias atuais em pleno junho de 2020, com a Pandemia provocada pelo Corona Vírus e o isolamento social, é quase que impossível não atribuir algumas mudanças de mentalidade das empresas, tais como o trabalho remoto e a conclusão de que uma quantidade enorme destas empresas não precisava de ambientes corporativos grandes e caros. Isto provavelmente deve ter mudado os rumos dos negócios imobiliários, onde os empreendedores destas áreas talvez estejam repensando como investir em imóveis comerciais e corporativos. Essa foi uma das tantas mudanças de hábitos que a humanidade está passando neste momento. Em alguns países o lockdown se encerrou e algumas atividades comerciais estão aos poucos, voltando ao normal. Mas o que será o normal daqui para frente?

O home-office era visto ainda no Brasil como um ambiente de trabalho informal para atividades informais, no caso de profissões criativas como Design, Publicidade e Propaganda, Marketing, Arquitetura e algumas Engenharias. Era como se o serviço prestado não fosse realmente profissional ou tivesse que ser barato por conta da dúvida em relação à contratação de um profissional que atuava em ambiente comercial/corporativo ou se contratava um profissional que atuava em home-office.

Mas esta realidade foi abruptamente modificada quando as empresas viram que não poderiam parar completamente suas atividades por vários motivos e o principal deles seria sua própria sobrevivência, ou a necessidade dos serviços que prestavam. Aos poucos perceberam que seus staffs, trabalhando em home-office tiveram um rendimento maior e os resultados até então duvidosos, se tornaram uma possibilidade de uma série de questões relacionadas ao trabalho e ao trabalhador. Dentro deste cenário, trago uma realidade esboçada há mais ou menos 3 ou 4 anos atrás, que é a seleção profissional através de uma, podemos chamar de etapa, que é a apresentação pessoal através do Vídeo currículo.

Para algumas empresas com maior maturidade tecnológica e com fronteiras internacionais, selecionar candidatos remotamente foi e sempre será uma realidade. Porém com as atuais mudanças no mercado por conta da Pandemia, muitos serviços mudaram para o atendimento remoto e se tornaram mais ágeis e precisos. Logicamente que isso seria percebido pelos departamentos de RH que sempre estão atentos aos comportamentos de seus colaboradores e sempre estão implantando métodos de seleção cada vez mais inteligentes.

Mas o que seria o Vídeo currículo?

O Vídeo currículo é uma forma de apresentar as qualificações, as habilidades pessoais e profissionais de um candidato por meio de um vídeo rápido e objetivo. Em momento algum, neste contexto foi falado na substituição do currículo digital,aquele enviado em PDF para as empresas por e-mails, ou dos currículos impressos que são levados pessoalmente e sua entrega é observada como critério de avaliação da sua apresentação na hora da chegada na empresa. Também não foram colocados em check, as atividades lúdicas, ou em grupo que os recrutadores utilizam para observar os comportamentos e a forma como o candidato trabalha em equipe. Não, nenhuma destas formas de seleção estão banidas, mas o Vídeo currículo é uma destas etapas e pode ter inclusive, caráter classificatório.

Talvez à esta altura da leitura você esteja pensando “Como é esse tal Vídeo currículo? O que é necessário conter? Como eu inicio minha apresentação? Quanto tempo deve durar? Como e quando terminar? ” Bom se você ainda não estava curioso, talvez agora você deva ter parado para pensar em algumas destas perguntas e suas respostas.

A seguir apresentarei algumas dicas de como fazer um vídeo de apresentação pessoal para uma entrevista virtual de seleção de vaga. Vamos lá…

Por onde começar?

A dica é começar o vídeo falando seu nome completo, como podem te chamar e sua formação acadêmica, ou seja, fale rapidamente sobre você. O segundo passo é falar sobre seu objetivo, suas experiências profissionais e suas realizações de maneira breve e interessante. Nesse momento você pode incluir também informações e habilidades, ou hobbies que julgue interessante para a seleção, principalmente se agregam valor à sua personalidade.

Mas, como faço esse vídeo?

Como se trata de uma apresentação pessoal, imagine-se como um profissional indo apresentar sua marca pessoal. Este profissional já tem por vivência do dia-a-dia a prática de apresentar-se para seus clientes, portanto sua desenvoltura e o conteúdo apresentado não são um problema para este profissional. Mas calma. Se você não tem essa vivência, eu te darei algumas dicas de roteiro, cenário, equipamentos, iluminação, acústica, enquadramento e tempo de apresentação.

Roteiro

1. Apresentação pessoal verbal

Diga seu nome completo, sua origem, onde nasceu, sua formação da mais básica para a maior titulação (Bacharel-Especialista-Mestre-Doutor-Pós doutor). Estas informações iniciais são as que você melhor domina e servem para quebrar a inércia da apresentação. Diga onde mora e sua disponibilidade para viagens, se for o caso para a vaga.

2. Apresentação pessoal visual

Vista-se com uma roupa adequada com a função pretendida, se for um cargo de Designer, vista-se como um designer, elegante e descolado, se é para uma diretoria, não precisa estar de paletó e gravata, mas uma camisa de botões com manga longa é fundamental. Para as mulheres cuidado com o excesso de maquiagem e com decotes muito exuberantes, não é dessa forma que você vai atrair a atenção do recrutador que observará estes pontos.

3. Pense no que você diria numa apresentação presencial

Seja sempre educado e fale demonstrando tranquilidade. Não fale lendo um papel com a sua fala, isso dará insegurança ao recrutador e parecerá um discurso artificial. Não será você.

4. Tempo de mercado

Importantíssimo numa entrevista, principalmente se for critério de classificação exigido na seleção.

5. Áreas em que atuou

Lá em cima você falou sobre sua titulação, aqui você falará sobre sua atuação. Demonstre que foi interessante e que você obteve resultados e aprendizados.

6. Seu objetivo profissional

Seu objetivo neste momento é a vaga. Então seus objetivos são os objetivos da vaga. Estude isto antes de começar seu vídeo e certifique-se que está bem treinado neste quesito.

7. Seus idiomas

Atenção diga os idiomas que você (fala-lê-escreve), caso em um destes pontos você não domine, diga a verdade, porém valorize o que você realmente domina. Não precisa falar em outro idioma neste momento. Continue no português. A menos que o recrutamento seja em outro país de língua estrangeira. Neste caso o vídeo será todo no idioma do local da empresa recrutadora.

8. Experiência dos últimos 5 anos

Seja sempre positivo e dê ênfase aos seus resultados e não se enrole neste momento.

9. Particularidades que te destaquem

Diga o que é fundamental para um candidato para aquela vaga e afirme que você tem esta qualidade, logicamente se tiver como um diferencial.

10. Conclusão

Conclua agradecendo pela oportunidade e se coloque à disposição para novos contatos.

Cenário

De preferência o cenário deve ter afinidade visual com a vaga pretendida ou com a identidade da empresa que está recrutando. Se tiver medo de errar neste item, vá para frente de uma parede neutra com cor sóbria.

Equipamento para fazer o vídeo

1. Smartphone com uma câmera HD, laptop ou computador com uma webcam

2. Microfone de lapela

3. Tripé (no caso do uso do smartphone para a gravação) ou alguns livros embaixo do laptop para fazer um bom enquadramento.

Iluminação

Preferencialmente utilize luz branca (4.000k ou 6.000K). Procure orientação de um vendedor em uma loja de iluminação para saber o que são estes números.

Acústica

O silêncio do local é fundamental para a captação do áudio. Você pode além de utilizar o microfone de lapela, pode colocar também travesseiros próximos, preferencialmente ao lado do computador, ou perto de você para melhorar a qualidade do som.

Enquadramento

Use a regra dos terços da fotografia. Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados no enquadramento. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadrados, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias como um jogo da velha, e posicionando nos pontos de cruzamento, ou entre eles o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada (você encontra textos e imagens na internet falando sobre esta regra bem fácil de entender).

Tempo

O tempo ideal para sua apresentação deverá ser de 2 à no máximo 3 minutos de vídeo. Mais do que isso o recrutador pode perder o interesse por você que certamente não é o único candidato a ser assistido no dia.

ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS

1. Ler informações do currículo impresso e não parecer natural;

2. Não se atentar à qualidade da imagem e do áudio, ou seja, questões técnicas;

3. Negligenciar o uso de uma roupa adequada;

4. Usar uma linguagem excessivamente informal ou excessivamente formal (tenha equilíbrio e seja você), evite gírias e palavras complicadas que você não saiba o significado;

5. Produzir vídeos muito extensos;

6. Não seguir as especificações passadas pelo RH da empresa contratante. Geralmente eles dizem as regras para o vídeo.

EDIÇÃO

Procure não editar o vídeo, quanto mais natural parecer, melhor. Claro que não é uma regra. Se você por acaso domina algum software de edição de vídeo, então capriche na edição, deixando os cortes bem sutis. No início do vídeo você pode até colocar uma legenda de uns 15 segundos com seu nome para que fique gravado na mente do recrutador.

De posse destas dicas tenho a certeza que sua apresentação pessoal será um sucesso e que certamente você irá se destacar em relação a outros candidatos que não tenham estas noções de por onde começar seu Vídeo currículo.

Se for participar de uma seleção destas vale a pena rever este artigo que ele pode te ajudar. E lembre-se, seja você! Essa é sua maior estratégia frente a um recrutador experiente que saberá pelos seus gestos, tom de voz e aparência, como está o seu momento atual e se você está certo do que está dizendo.

Atendimento Online